sexta-feira, 29 de maio de 2015

Notebook's


É possível trocar ou colocar placa de vídeo em Notebook? Saiba tudo sobre

Esta é uma pergunta muito frequente por donos de notebooks que tem modelos relativamente ultrapassados e estão interessados em rodar alguns jogos mais pesados.
Dá para colocar placa de vídeo em Notebook? Posso comprar uma? Onde encontro?”
A ideia é sempre a mesma: fazer um upgrade no equipamento, seja ele trocando a placa existente ou colocando uma externa, ou até improvisando com uma computador do tipo desktop.

A resposta

Nossa resposta é: inviável, mas não impossível.
Já estamos no ano de 2014, cheio de tecnologias, mas nenhuma que seja satisfatória.
Nós vamos explicar por tópicos:

Poucos notebooks permitem a troca da placa de vídeo GPU

São raros os Notebooks que permitem trocar a placa de vídeo do notebook (GPU), pois eles são geralmente especiais do tipo GAMER (aqueles bem caros e completos). Modelos especiais tipo Alienware, MSI e Clevo podem ter esta possibilidade, mas vale lembrar que não são todos.
A maioria dos notebooks populares a venda no Brasil são do tipo que tem placa de vídeo integrada ao processador, ou seja, não tem uma placa de vídeo física, ela está dentro do processador.
No caso dos modelos eu tem placa dedicada, a maioria é soldada junto a placa, não dá para remover de forma simples.
modulo mxm nvidia placa de video para notebook
Exemplo do módulo MXM da Nvidia para Notebooks que não se popularizou

Dificuldade em encontrar placas de vídeos compatíveis com Notebook.

Tanto a ATI Radeon (agora AMD) quanto a Nvidia tentaram fazer placas de vídeo com possibilidade de troca dos notebooks a anos atrás, mas este padrão não pegou:
  • A ATI veio com o padrão AXIOM
  • e a Nvidia veio com o padrão MXM
A modelo da Nvidia até fez um pouco mais de sucesso, mesmo assim não foi para frente, você não acha estas placas para comprar com facilidade (só importando e olha lá se achar!)
Recentemente fizemos uma postagem sobre alguns Kits de Placa de Vídeo Top de linha que a empresa Eurocom lançou ao mercado, incluindo modelos como módulos da NVIDIA, como o GTX 780M, GTX 880M, GTX 970M, GTX 980. Para conferir todos os detalhes recomendamos a leitura:

Acessórios especiais

Algumas fabricantes de notebooks também fizeram acessórios exclusivos para determinados modelos, um módulo externo para você encaixar no seu equipamento e turbinar, alguns incluem placa de vídeo dedicada, melhoria no processamento e alguns até tem bateria extra. Mas entra no mesmo caso, são raros, exclusivos e bem caros!

It-go-notebook-pci-slot-font-b-laptop-b-font-pci-express-font-b-external-b
Tem ainda outra dificuldade relacionada:

Dificuldade em encontrar Drivers caso achem uma placa de vídeo compatível.

Caso você tenha sorte de seu notebook ser compatível e encontrar uma placa para comprar não ache que você é tão sortudo assim. Ainda tem que torcer para que os drivers de instalação da placa (aqueles softwares que você tem que instalar para o Hardware se comunicar com o Windows) estejam disponíveis e compatíveis com o seu modelo e marca de notebook.
Veja no vídeo abaixo um exemplo de troca de placa de vídeo em um Alienware (em inglês)

Placa de vídeo externa para Notebook

Outra grande questão que muita gente pergunta:
posso colocar uma placa de vídeo externa no notebook ? Onde comprar placa de vídeo externa ?
Nossa Resposta: Pode sim, mas você não acha para comprar!
Isso mesmo, se você pesquisar vai ver várias notícias antigas, de fabricantes anunciando placas de vídeo externas que prometem inovar o mercado, mas até hoje nenhuma delas “vingou”, nenhuma virou comercialmente viável.
Não sabemos afirmar com certeza o porquê de não dar certo, afinal tem tenta gente interessada, mas possivelmente são problemas de compatibilidade e funcionamento aliados aos fabricantes que querem mais é que seu notebook fique ultrapassado, para comprar um novo.
Então é isso, elas são raras, no Brasil é praticamente impossível achar uma destas. E se achar, corre o risco de não funcionar bem.

Gambiarras na placa de vídeo Externa usando uma de Desktop

Outra possibilidade que você pode encontrar se pesquisar, é de pessoas que fazem completas gambiarras / improvisos com placas de vídeo de computadores Desktops. É Possível?
Nossa Resposta: É possível, mas bem complicado em sem garantias!
ALERTAS: Isso não fica confiável, não tem garantias de funcionamento, pode danificar seu notebook ou a placa, é um procedimento trabalhoso e complicado para pessoas com pouco conhecimento.
It-go-notebook-pci-slot-font-b-laptop-b-font-pci-express-font-b-external-b
Ou seja, não indicamos. Mas se quiser arriscar, basta pesquisar tutoriais por modelos específicos do seu notebook e fica por sua conta e risco.
Confira este vídeo (em inglês) que mostra o exemplo da montagem de uma placa de vídeo externa improvisada:

Então o que fazer?

A dica é trocar o notebook por uma versão nova completa, com a configuração e placa que você deseja para rodar seus programas e games.
Claro que você vai ter que investir muita grana, mas é o caminho mais seguro e garantido.
Veja alguns artigos relacionados a notebooks para jogos, promoções e dicas: